» O GRUPO

O GEPEL (Grupo de Pesquisa de Processos Educativos em Arte) é formado por pesquisadores com vínculo em instituições de ensino e dedica-se a coordenar, pesquisar e assessorar projetos que possuem como meta o diálogo com os processos educativos na educação formal e não formal, englobando as práticas sociais em suas dimensões artísticas, estéticas, culturais e comunicacionais. 

Os objetivos privilegiados de investigação são: linguagem e cultura, processos educativos da linguagem visual e das artes, novas linguagens comunicacionais na sociedade. Entre os eventos destacamos: Organização de seminário e encontro nacional das licenciaturas em EAD (2007, 2009, 2011, 2013). Entre as pesquisas destacamos: em 2010 com fomento do Cnpq sobre formação de professores em todo o estado do Espírito Santo. 

A pesquisa envolveu alunos, professores e tutores de um curso de Licenciatura em Artes Visuais na modalidade EAD (Educação semi-presencial) ofertado pela UFES. Publicação de livros: 2012 publicou pela EDUFES o livro Investigações nas Práticas Educativas da Arte, classificado como L4 pela CAPES. Em final de 2012 o GEPEL iniciou a pesquisa as Interdiscursividades em um acervo com a participação direta de 10 de seus membros. Promoveu e difundiu material audiovisual intitulado MUSEU ABERTO com financiamento do MEC/PROEXT e editado pela PROEX/UFES em 2012. O material foi distribuído nas Escolas Básicas do Estado e nos espaços museológicos.

Objetivos: 

Inserir a pesquisa por imagens nas escolas formais e não-formais de nível fundamental e nas IES formais de nível de graduação, e pós-graduação desenvolvendo técnicas atualizadas de acesso aos grupos de pesquisas em educação e linguagem por meio da criação e manutenção do Acervo Virtual de Pesquisa ( AVP). O método de divulgação virtual servirá para reforçar os grupos de pesquisa nacionais; bem como  promover o desenvolvimento de altos padrões de pesquisas envolvendo os grupos de várias regiões no estudo dos processos educacionais em artes, artes visuais, psicologia e linguagem.

Para o acesso dos professores e graduandos aos resultados das pesquisas será acrescentada ao grupo de pesquisa GEPEL um acervo virtual de pesquisa (AVP).que por meio de digitalização dos artigos e documentos expressivos e de relevância para o grupo serão acessados de qualquer parte do pais. Dando ênfase ao meio de comunicação digital para divulgação e acompanhamento das pesquisas realizadas pelo GP / GEPEL.

Estudo Avançado em Processos Educativos em Artes: 

O estudo em interações de pesquisas e pesquisadores compreende um avanço na divulgação,perpetuação e manutenção dos grupos de pesquisa da linha em Educação e linguagem.

     

ARDOIS
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds